Anne Frank: O outro lado do diário


O penúltimo livro que li foi "Anne Frank: O outro lado do diário" da Miep Gies e da Allison Leslie Gold. Deve ser o quinto livro da/sobre Anne Frank que eu leio, já tem uns anos que eu estava atrás, mas como o livro está fora de catálogo faz um tempo, só encontrei em um sebo no final do ano passado, e duas versões. Comprei as duas claro, sou fã da Anne e tinha que levar.
Fiz esse comentário e coloquei no Skoob dia 14/3:

Minha amiga Anne
Esse livro me fez ver tudo que aconteceu pelo ponto de vista da Miep, não tendo as emoções, diga-se de passagem meio doidinhas - como a de qualquer adolescente - da Anne, então eu pude entender direito tudo que estava se passando em volta deles e até um pouco no anexo também.

E COMO os filmes são extremamente exagerados e fakes!!! Aquele de 1954 por exemplo, mostra cada coisa que nunca existiu! Como os policiais chegando em um dia que não tinha ninguém trabalhando (era um dia comum de trabalho, e a Miep, Bep e todos os outros ESTAVAM lá), e com a sirene ligada (o Henk até disse que a sirene NÃO ESTAVA ligada) já chegaram derrubando a porta e tudo. TUDO MENTIRA DO FILME, não sei se é pra fazer drama, como se precisasse! com uma história tão triste dessas :'(

Eu sofro, porque a Anne é minha amiga, como a Mia, a Hermione ou a Suze. Mas a Anne existiu mesmo, e ela ter morrido me deixa triste como se uma pessoa que eu conhecesse muito tivesse morrido. Então antes de qualquer pessoa pensar que eu fiz drama quando a Miep morreu, eu só digo, é como se a pessoa que a ajudou tanto a minha amiga tivesse morrido, ela morreu com 100 anos, deveria ter vivido muito mais!
Recomendo esse, e todos os outros sobre/da Anne Frank: A Biografia escrita pela Melissa Muller, os Contos escritos por ela, até o romance "O menino que amava Anne Frank" que mesmo sendo ficcional me fez chorar tanto (ou até mais) do que os livros com a realidade, e é claro O Diário (que se você não conhece, não sei nem o que dizer :S).

"Nenhum dia se passe sem que eu lamente por eles." Miep Gies




Espero que não pareça bobo demais, escrevi isso assim que terminei o livro e estava emocionada :')
A Anne é minha amiga mesmo, e assim como eu faço com meus amigos aqui, adoro apresenta-los uns aos outros, então fique a vontade pra virar amiga da Anne também.


xoxo

Escrito por Fernanda Xavier

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

18 comments:

Rayra disse...

Ain..
já ouvir falar muito desse livro mais tenho um certo medo de ler por ter o final triste,quem nem O menino do Pijama listrado. São duas historias impactantes ,mais sei lá eu tenho que lidar com isso .
Ficou muito legal seu Post!
O blog está lindo *.*

Dandra disse...

AH que lindo Nanda, eu lembro que vc postou o link da resenha no twitter, e fiquei encantada com suas palavras.

Ah, quero ler tb. Mas não vou conseguir achar tão fácil né? hehe

Bjs

Nanda Grubstick disse...

Dandra, prometo que se eu achar eu mando pra vc! :) de presente, mas eles costumam ser bem velhinhos :P (eu gosto, dá mais charme pros livros antigos rs)

Polie disse...

Não li nem O Diário. :( Mas vi os comentários da Dandra sobre o livro, já foi triste, nem quero imaginar o quão triste o livro é.

ainda vou ler. <3

Karlinha disse...

Nossa, Nanda que legal seu post Parabéns sério.
Olha, eu tenho o livro o diário de anne frank não sei se você vio a série da BBC The diary of anne frank, se você não vio veja! Vale a pena acedite.
Olha, amei o jeito que você escreveu e se sensibilizou foi muito legal ver essa parte sua.
Muito bom o post, a cada dia você está arrebentando.
Não estou falando, isso por que te conheço pelo contrário mal te conheço, só nos falamos uma vez na vida, mais espero que isso mude com o clube do livro e tal.
eu amo a Miep Gies , tenho o site oficial dela aqui salvo nos meus favoritos.
Parbéns pelo post.
Há, você já vio escritores da liberdade ?
Lá eles, falam um pouco da Miep sabe?
é muito bom, vale a pena assita.

Nanda Grubstick disse...

Karlinha, sim assisti a série da BBC da Anne, MUITO boa, na minha opinião a melhor de séries/filmes que fizeram, não a mais fiel (esse é o filme de 2001) mas a melhor!
Já vi escritores da liberdade, AMO MUITO! Até indiquei o filme pra minha professora e ela vai passar amanhã pra gente :))
Amo a Miep também, eu chorei quando ela morreu :(
e muito obrigada :)

Nanda Grubstick disse...

Polie, lê mesmo! O diário da Anne não é só tristeza, triste MESMO é o final, pq a Anne é muito engraçada e faz a gente até a gente rir com os comentários dela (principalmente quando ela fala mal das pessoas hahahaha)
:*

Ps. eu AMEI o post que a Dandra fez sobre a Anne Frank (pq ela falou de tudo. minissérie, diário) :)

Julianna Steffens disse...

Nanda eu achei lindo!
A história de Anne me marcou muito também, foi o primeiro livro "mais adulto" e dramático que li, tinha 11 anos.

Nanda Grubstick disse...

Ju, eu li com 12. Fiquei uma semana sem querer acabar o livro pra não "ver" ela morrer :(

Rod disse...

Olá! (=

Nunca li nada muito profundo a respeito da Anne, mas sei que vc é viciada na história dela! ^^ Posso até imaginar sua alegria ao ter encontrado mais um livro a respeito dela pra sua coleção :) Meu, achei aquela segunda foto do post muito boa! *-*

Agora mduando de assunto, o filme terror trash com as meninas de Skins tu baixou? se sim, dps me diz onde por favor? Quero assistir tbm! :D

=*

Bell disse...

Eu só li o Diário da Anne, Nanda! A Anne não é minha amiga :'(
O que posso fazer para remediar isso??
Aliás, adorei a resenha, quase me fez chorar! Acho que eu deveria prestar mais atenção nela, né? Mas eu achei tão triste, ELA MORREU! Foi por isso que eu ri tanto quando a shoshana explodiu os nazistas em IB! Vingança pela Anne Frank -q

*drama queen sem noção*

Nanda Grubstick disse...

Ro, (parece que só eu continuo te chamando assim kkk mas só paro se vc me obrigar u_u)
Fiquei super empolgada! Achei mais um no trocando livros e já troquei *-* espero que chegue logo

Baixei no skinsbrasil, entra lá, se já tiverem tirado do ar o site eu procuro o link pra vc :*

Nanda Grubstick disse...

Bell, que pena!
Obrigaaada :) eu fiz ela assim que terminei o livro, tava de madrugada até, então fui toda sensibilizada escrever ushuashau
parece drama meu, mas é que eu acho isso aí mesmo!
:*

Nanda Grubstick disse...

teste

May disse...

Eu só li o Diário, mas mecheu muuuuito comigo! ainda mais qe eu tinha +/- a idade dela qndo li. foi algo tipo 'ela tá falando o qe eu falaria'. muuuuuuuuuuito bom. recomendo pra todo mundo.

rafaela disse...

oi tudo bom...
sabe...eu també sinto isso ,não sei o porque .
olha o que vc disse do filme pode até ser verdade mas acho que foi um exagero para poder mo9strar ao público a realidade pois só com exageros as pessoas entenden.vc me entende....
mas adoro anne frank
tenho o livro definitivo da historia dela e é lindo eu quero ler esse livro que vc comentou no blog.nossa adorei... queria que vc entrasse no meu blog tbem mas estou começando sabe.. pq queria mesmo é que as pessoas debatessem muito sobre a historia da anne mas nao s´po com pontos negativos mas sim com positivos.

Anônimo disse...

Olá

Sou também amiga de Anne Frank e
até faço coleção tudo que tem haver
com ela.

Carol disse...

Olá

Sou também amiga de Anne Frank e
até faço coleção tudo que tem haver
com ela. Queria conhecer pessoas que
também fazem coleções sobre a vida
dela. Espero pela uma resposta.

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)