A "maldição" dos remakes!

Uhhhhh! Que título nervoso.
Mas calma aí. Diferente dos filmes de terror, remakes não tem as pessoas do elenco amaldiçoadas e eventualmente mortas. Acontece, no entanto, que os remakes já são amaldiçoados pelas BOCAS (ou melhor: caracteres) das pessoas dessa internet de Deus antes mesmo de terem elenco/diretor definido. Acho isso um exagero! E olha que sou rainha do drama, especialista em exageros.

  
Tenho uma relação de amor e ódio com os remakes (e com tudo nessa vida). Alguns estão na minha lista de filmes preferidos, outros são tão inúteis que os produtores e diretores terão vergonha pelo resto da vida hahahahaha

"Mas Fernanda, não é falta de criatividade de Hollywood ficar fazer remake?!"

Se é ou não, não vem ao caso agora. Só que eu garanto, alguns remakes são SIM muito bons!


Primeiro vamos à diferença de remake e reboot, que eu não sei explicar direito, então usarei a definição do novo pai dos burros Wiki:

Remake: Refilmagem, em português é o nome que se dá às novas produções e regravações de filmes, telenovelas, jogos, seriados ou outras iniciativas do gênero de ficção. É quando se produz novamente uma história já conhecida do público e que já tivera uma produção anterior, ou mesmo mais de uma com ajustes mais modernos e tecnológicos. Os casos mais comuns são os de regravação de filmes. 

Essa definição é do Revista Geek:

Reboot: Traduzido como "reinício", o reboot geralmente acontece quando uma franquia é trazida de volta às origens com um novo elenco e outra pegada, com a história tomando um rumo completamente diferente, sem se basear num filme específico.


Deu pra entender galera? Significa: A Hora do Pesadelo (2010) é um remake e O Espetacular Homem Aranha é um reboot. Mas já que o post é sobre remakes, vamos voltar.

Muita gente tem a impressão de que as pessoas que reclamam dos remakes são os fãs, eu não concordo. O fã sempre quer MAIS E MAIS do seu filme/série do coração (hahahaha), então ao invés de saírem xingando à primeira menção da produção do filme, eles vão ao cinema e assistem ao bendito ANTES de começar a ofender a mãe do diretor no twitter/facebook/tumblr/filmow/casa da tia.
Onze Homens e Um Segredo é um remake do filme de 1960

A minha dica é: ASSISTA O FILME! Assista antes de falar que é idiota e blá blá blá. Pode até ser “desnecessário”, mas algumas vezes o desnecessário acaba sendo uma surpresa interessante.
E vamos combinar, alguns efeitos especiais melhorzinhos não vão matar ninguém! Um filme de 1930 (A Múmia) é um clássico, sem dúvidas, mas NUNCA vai ter a mesma qualidade técnica de um filme de 2001 (A Múmia). É preciso ter muita mente aberta pra saber aceitar essas novidades. Eu sou fã de cinema, adoro um filminho preto e branco, mas também não dispenso um blockbuster-pega-bobo. O legal é sempre estar aberta a conhecer filmes novos :)
Não me joguem pedras, MAS É O QUE É! E vai me dizer que você está morrendo de curiosidade para ver a Carrie versão 2013 com a Chloë Moretz?

Poster feito por fãs, mas tão lindo que merece o espaço.
Para completar o “desabafo” aí vai uma listinha com meus 3 remakes favoritos (não necessariamente nessa ordem):

A Hora do Pesadelo (2010)
Nancy 2010 e Nancy 1984: separadas por um pente!

Rooney Mara, the girl with the dragon tatto, fazendo a versão hispster de uma das minhas personagens favoritas, a Nancy Thompson (adoro usar fotos e o nome dela em tudo que é perfil hahaha). A Heather Langenkamp é única e incrível, mas a Nancy da Rooney não fez feio.
O filme de 2010 tem um terror mais psicológico e os efeitos trouxeram uma coisa maravilhosa aos filmes do Freddy: medo, de verdade.  (Você vai dormir ~realmente~ perturbada hehehe)
Bem legal não ver sangue que parece gelatina de laranja, para variar.
Ótimo filme, mas não é melhor que a primeira versão.


Hairspray (2007)
Pouca gente sabe, mas o Hairspray de 2007 com Zac Efron, Nikki Blonsky, John Travolta, Michelle Pfeiffer, Christopher Walken, Amanda Bynes, James Marsden, Queen Latifah e Brittany Snow, é uma adaptação do filme de 1988. O que dá um *UP* na versão atual são as músicas adoráveis (YOU CAN'T STOP MY HAPINESS ♥) criadas para o musical da Broodway que foram parar nas telonas.


A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)

*prevendo chiados*

Violet!
Adoro a versão de 2005 do Tim Burton, podem dizer o que for, mas o filme é uma gracinha. Visual impecável, personagem queridos (o que não acontece na primeira versão). E o filme dá fome HAHAHAHAHAHA. Porque por favor né, aquele rio de chocolate do filme de 1974 é nojento! Na minha opinião parece outra coisa...
Além, claro, de Tim Burton + Johnny Depp = pareceria que dispensa comentários. Muito melhor que o primeiro.




Qual sua opinião sobre remakes?
Diz aí nos comentários...



cheers!


Nanda

Ps. Só vamos rezar para não criarem um remake (outro, porque existe uma versão tosquinha de 1998) de Psicose.

Ps2. Bates Motel é SÉRIE, então não conta lol

Escrito por Fernanda Xavier

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

34 comments:

Valéria A. disse...

Normalmente, gosto mais dos originais do remakes, mas existem exceções, claro. =)

E tenho a impressão de que vou amar muito mais esse "Carrie" com a Chloë do que o de 1976 com a Sissy... Btw, nem sabia que já tinha saído o poster do remake!!!

ELE ESTÁ LINDO E MARAVILHOSO E 2013 CHEGA LOGOOO! <3~

Nanda Grubstick disse...

Bruna, o poster é fan made :P Mas é tão lindo que eles podiam copiar lol

Ps. O que faz na internet essa hora? Não devia estar trabalhando?

Daiane disse...

A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) é INFINITAMENTE melhor que o original! <3

Anônimo disse...

Os remakes me deixam em crise, mas a maioria dos que vc citou eu não vi o original. hauahuahauhauahua

Leticía disse...

eu realmente não me importo se é remake ou não, eu assisto se for bom, ótimo, se não, bom é mais assunto pra tratar com outros cinéfilos não é? hahaha

Daniel Cury disse...

Falando em Remake... estão pensando em fazer de ''O Iluminado''. Quero só ver a paranóia.

Leonardo Marques disse...

Finalmente alguém que concorda comigo que A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) é incrível.

Falou tudo, antes assistam o filme.

Anônimo disse...

Remakes são o sinal mais evidente de que a atual cultura de massa se encontra falida, sem saída, sem criatividade, apelativa, mesmice... infelizmente pessoas talentosas estão fora da mídia e nunca tem sua chance, aí fica essa mesmice.

Anônimo disse...

The Amazing Spider-Man não é exatamente um reboot, é considerado assim pelos cinéfilos e diretores, pois eles comparam-na a trilogia anterior. Mas na verdade, a história em si, é um prequel, seguindo os quadrinhos, é a história que se passa antes da que teve nos 3 filmes anteriores.
E muito bom o texto.

Bárbara Kruczynski disse...

Nunca me aventurei em assistir os originais de ''11 homens um segredo e também de Hairspray''. Gosto dos remakes e tenho medo de acabar odiando se ver o original. Quanto aos outros, principalmente, ''A fantástica fábrica de chocolates'' sou fã tanto do original quanto da versão do Tim Burton !!!! Aliás, Tim agora só ver quer viver disso, pois ''Dark Shaddows'' tbém foi remake... mas acabou não sendo tão bom.

Anônimo disse...

Bom apesar do remake de a "Fantástica Fábrica de Chocolate" ser extremamente bom, não diria que ele é melhor que o original, mas apenas uma questão de estilo. O velho possui personagens menos caricaturais que o novo. E enquanto o remake foca mais na historia de Willy Wonka o original dava toda a atenção para Charlie. Por ultimo o novo carrega muito da excentricidade de Burtom , já o velho concede uma sensação mais realista. Enfim dois filmes excelentes e fico feliz que Tim Burtom dividiu conosco a sua visão desse clássico.

Anônimo disse...

Opnião kd 1 tem a sua, massssssss, falar q o remake da fantastica fabrica de chocolate é melhor q o da primeira ta de brincadeira rs

Mil disse...

Otima postagem.

guilherme ferreira disse...

tá loco, nunca que é, a original tem sua magia e é claro tem gene wilder que foi melhor que depp mil vezes

Ileniel Nunes disse...

1° não se pode comparar o público de 1990 para traz com o público atual.
2° cada filme teve seu ponto célebre, no seu período. ex: 11 homens e um segredo, possuía a turma mais interessante de Hollywood na sua era de ouro, o Remake, reuniu a galera mais querida dos Blockbusters.
3°A Fantastica Fábrida de chocolate com de 1971 é baseada no livro, a versão de Tim Burton é releitura do livro (diferenças profundas, questão de semântica), assim como o Carrie a Astranha...
O post ficou bom, mas, se perdeu nos detalhes sórdidos.

ourside disse...

existem remakes bons, mas garanto q remakes piores q as novelas do sbt nao existem kkkkkkkkkkk

vo dar um curtir la na sua pagina
da um na minha tb

http://www.facebook.com/pages/Aladdin-Filmes-Online/473564142654873

abrax

Anônimo disse...

Só pra reforçar a idéia do texto e esclarecer pro Anônimo mais acima...O Espetacular Homem-Aranha é SIM um Reboot e não um Prequel, como Prometheus. Só pra demonstrar isso, no novo filme tem a clássica cena da picada da aranha...ora...no primeiro filme do Tobey também tinha...não seria lógico então supor que é uma história anterior aqueles outros três filmes.

Nanda Grubstick disse...

Daiane, e olha que eu fui assistir o primeiro filme antes de ver o de 2005 no cinema. Queria ter com o que comparar entende?
A Fantástica Fábrica de Chocolate é um filme extremamente "visual", a beleza dos detalhes e cenários são quase o filme todo, e o primeiro filme DEIXA SIM a desejar nesse aspecto. Por isso eu não gosto u_u

Nanda Grubstick disse...

Anônimo 1, keep calm e assista... vai que presta né? hahahah Mas olha, se não prestar também a gente pode falar mal :*

Nanda Grubstick disse...

Letícia, te entendo hehehehe Geralmente quem tem o que discutir sobre remakes são os cinéfilos, não exatamente os fãs de um determinado, mas do cinema em geral.
:*

Nanda Grubstick disse...

Daniel, WOW!!! Eu não sabia!! Gosto muito do primeiro, então não acho que eles consigam fazer melhor. Mas vou assistir, não custa nada né? :*

Nanda Grubstick disse...

Leonardo, acho que o mínimo que a galera que gosta de reclamar dos filmes tem que fazer é assistir os filmes antes!!!! Não faz sentindo reclamar sem ver ahhahah :*

Nanda Grubstick disse...




Anônimo 2, é falta de criatividade? É! Mas alguns filmes bem que merecem uma repaginada. Mas geralmente os clássicos acabam ganhando.

Nanda Grubstick disse...



Anônimo 3, prequel é quando aconteceu ANTES, então The Amazing Spider-Man não é prequel dos filmes originais do homem aranha, como o Anonimo 6 (ufa! são tantos anônimos hahaha) disse "no novo filme tem a clássica cena da picada da aranha...ora...no primeiro filme do Tobey também tinha...não seria lógico então supor que é uma história anterior aqueles outros três filmes".

Nanda Grubstick disse...



Bárbara, nem eu! Não curti o de 2001, então não valeria a pena ver o antigo se o tipo de história não me agrada. Dark Shadows tinha TUDO pra ser exelente, mas estragaram no desenvolvimento do filme. Boa história, mal desenvolvida...

Nanda Grubstick disse...


Anônimo 4, se eu te falar que os personagens caricaturais são uma das coisas que eu mais gosto do filme? hahahaha adoro a Violet, o Mike, a Viola... os personagens do filme novo tem um destaque bem maior do que no primeiro filme. Mas concordo com você, é uma questão de estilo. Eu particularmente não curto o primeiro, mas pela questão estética do que qualquer coisa. :*

Nanda Grubstick disse...



Anônimo 5, exatamente opinião cada um tem a sua, e a minha é que o filme de 2005 é melhor hahaha

Nanda Grubstick disse...


Mil, obrigada :)

Nanda Grubstick disse...


Guilherme, a questão não é nem os atores principais, eu gosto mais do filme de 2005 porque ele é mais bonito, aquele tipo de filme que enche os olhos!!!

Nanda Grubstick disse...

Ileniel, ok, seus pontos são válidos. Mas é questão do post é dar MINHA OPINIÃO sobre os remakes escolhidos, então OS DETALHES fazem parte, não ficou "perdido" é só uma opinião diferente da sua.

Nanda Grubstick disse...

Ourside, citar as coitadas das novelas do sbt é sacanegem HAHAHAHAHAHAHAH :*

Nanda Grubstick disse...

Anônimo 6, MUITO OBRIGADA por esclarecer o outro anônimo :) O que você disse está certíssimo, se fosse um prequel a história seria antes, outros acontecimentos. Não teria cenas iguais e importantes iguais a dos filmes originais (picada da aranha, morte do tio Ben). :*

ana Paula disse...

Meu problema com opinar sobre remakes é que, normalmente, eu não assisto os originais :P
E como vc bem colocou, os remakes possuem a vantagem da tecnologia, por isso sempre parecem mais "bem feitos" e tal.

Gostei do post!! (podia ter um sobre séries/novelas tmbm né? heheh)

p.s.: mas não adianta; estou com um preconceito cego com o filme LOL americano. Gostava tanto do francês :( (e o trailer não ajudou tmbm)

Unknown disse...

Não sei se é remake, reboot, ou continuação, mas o último filme sexta-feira 13 foi de doer, descarecterizaram completamente o Jason, onde já se viu ele colocar armadilhas na floresta para tocar um sininho no cafofo dele para saber quando tem alguém próximo? Onde se viu o Jason sequestrar uma mulher e manter refém no mesmo cafofo, usando arco e flecha? Horrível.

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)