Verdades e mentiras sobre Londres (dos filmes)

Acabei de voltar de uma (e não vai ser a última, de jeito nenhum) curta temporada em Londres. MEU DEUS! COMO ISSO SOOU MAIS CHIQUE -E METIDO- DO QUE REALMENTE É HAHAHAHA. Digo curta porque os três meses das férias da faculdade estão longe de serem suficientes para preencher todo o amor (e desespero) que eu tenho por aquela cidade.

----
Maravilha, eu jurava que ia chegar em em Brasília às 16h (em uma hora, de acordo com meu celular) e já estava até me ajeitando hahahahaha MAS, o que eu esqueci é que meu celular está com o horário de Londres e chego 16h no horário de casa, significa: tenho duas horas extras para sofrer aqui dentro. TEM COISA PIOR QUE VOOS LONGOS? (Se você viaja na classe do povo chique ignore) 
----

Enfim, achei que seria legal para voltar a ativa por aqui fazer essa listinha com verdades e mentiras sobre o que aqueles filminhos CHEIOS de estereótipos, que a gente ama, contam para gente sobre Londres.

AVISO: Eu não sou nenhuma especialista sobre a cidade (apesar dos meus amigos INSISTIREM em me usar de guia/gps) e muito menos uma londoner (eu tento! hahahaha). Só que com os poucos carimbos de viagens e dois mini-intercâmbios dá para ter uma idéia do que NÃO é Londres. Hahahahahahaha

Agora chega de blá blá blá e vamos a nossa lista:

Verdades e mentiras sobre Londres (dos filmes)

Os ingleses bebem chá sem parar

Notting Hill (2001)
VERDADE!
Especialmente aquele chá preto, english breakfast, que eles costumam beber com leite. Qualquer buraco de hotel que você for, vai encontrar aquelas chaleiras elétricas no quarto. Só colocar na tomada com água e rapidinho você já é inglês segurando sua caneca por aí ;)

Todo mundo só anda nos black cabs
MENTIRA! 
A não ser que você seja um turista bem empolgado e cheio de sacolas (been there!), rico e milionário com pressa ou caindo depois de beber muitas pints. Normalmente, pelo menos no centro de Londres, as pessoas costumam usar o metrô para se locomover.   
"NOOOOSSA, que pobreza", NÃO! Todo mundo pega o tube, quer dizer, todo mundo menos a família real! Ele é pratico e super rápido, dependendo vale mais a pena do que ir de carro, já que o trânsito na cidade é um pesadelo. Uma amiga jura que viu a Emma Thompson dois anos atrás, e eu acredito.

A comida é ruim
Toast (2010)
MENTIRA!
A comida é boa SIM. Não sei porque adoram colocar isso na lista de estereótipos da Inglaterra. E para mim, isso acontece porque eles não tem muitas comidas típicas famosas, tipo fish and chips. Se você quiser comer algo diferente/saudável você pode.
Londres é a cidade mais multicultural do mundo. And so is the food.
A propósito: eu agora amo comida turca!!!!!! Thanks, Esra and Burcu!

Todo mundo é cool e parece um personagem de skins
Skins - 3a geração (2011)
Mais ou menos...
O que é 100% verdade, é que ninguém tá nem aí pro que o outro veste. Eu mesma voltei usando a calça do pijama para casa um dia e as únicas pessoas que registraram (e olharam) foram uns turistas... SEMPRE ELES. Isso é uma das coisas que eu mais amo por lá, as pessoas tem a liberdade de se vestirem como bem entenderem e ninguém vai ficar te encarando (uma das coisas que me tiram do sério no Brasil). Então sim, os londrinos são super cool. Mas também podem ser bem sérios e chiques com suas roupas pretas dos pés a cabeça no inverno. Eles podem ser que quiserem

Os ingleses são muito educados
Teoricamente
Mas experimenta parar no lugar errado ou empacar na frente deles quando eles estão desesperados e com pressa no metrô/rua. Vai levar uma cotovelada e ouvir um nada educado "sorry".

As pessoas são frias e solitárias (mimimi) 


Bridget Jones's Diary (2001)
Vai saber
Isso é uma coisa pessoal demais para das pitaco. Eu sei que meus amigos não eram, e eu não ficava um minuto sozinha porque NÃO PODE NÉ?! Mas no nosso caso é diferente, somos de outros países e viemos para cá sozinhos. Então é tudo muito fofo e para sempre. 

PUB! PUB! A cidade respira álcool 
Quatro Casamentos e um Funeral (1994)
VERDADE!
Ô povo que bebe nessa vida! E não é exclusivo dos mais novos não. São todos, lá pelas 17h/18h eles vão pro pub depois do trabalho e viram sei lá quantas pints com os colegas. Pegar o metrô sexta (O dia em Londres) é impagável... Todo mundo devia ter experiência uma vez na vida hahahaha

A vida acaba cedo
VERDADE!
Mas calma aí, não estou dizendo que eles morrem cedo. As coisas fecham cedo, sejam os restaurants, pubs e até mesmo os clubs. Não sou do tipo que vai para "balada" (ughh! Essa palavra me enjooa o estômago hahaha) mas como em Londres eu estava "participando" deu para notar a diferença assustadora. Por exemplo, os pubs fecham à 23h. E nem vem de chororô, eles faltam arrancar o seu copo e não param de tocar o sininho maldito!! Por isso você vê tanto bêbado (e dos lindos!) caindo por aí antes mesmo das 9h. Supermercados, restaurantes...tudo fecha bem mais cedo que o normal daqui. Vai ver é só no inverno, mas é bem esquisito. Os clubs fecham mais cedo também, vários fecham lá pelas 3h!! Eu sei que o pessoal em Guaranáland sai de casa depois de 0h, então isso não daria muito certo lá em Londres. Lógico que não funciona tudo assim, tem muito lugar que tem horários, vamos dizer, "normais". Só que a grande maioria acaba cedo mesmo. 

A rainha está em todos os lugares 
The Queen (2007)
MENTIRA!
Ela é sim respeitada pela maioria. Mas é só! Os tietes da família real são poucos e eu prefiro não fazer uma descrição para não parecer ofensiva. Leiam "Diário de uma encrenqueira" para mais detalhes.

 
E aí. Gostaram?
Alguma surpresa ou tudo já era mais ou menos esperado?
Ahh legal estar de volta pelo menos pro blog. Não quero nem pensar como os próximos meses vão ser difíceis para mim, eu estava aproveitando waaaaaaay to much lá na minha querida cidade. Vou tentar me manter ocupada para não pensar nisso...

Até breve,
Lucy *
 
*Esse é o meu "nome inglês" para quem não sabe.

Escrito por Fernanda Xavier

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

8 comments:

Daiane disse...

MORTA ASUDYGAIDGSIUASGD
"Pegar o metrô sexta (O dia em Londres) é impagável... " a gente que o diga HAHAH mas o melhor: LAST TRAIN, LAAAAAAST TRAAAAIIN.

e gente, a comida não é ruim mesmo! experimentei chinese food e agora AMO <3 e era barato!

Fernanda disse...

Adorei o post! Acho que o que me deixou surpresa mesmo foi você dizer que a comida não é ruim. Porque eu sempre ouvi dizer que a comida é ruim, SEMPRE.

Ai, que vontade enorme de conhecer Londres! (e, sei lá, acho que mesmo que nem todo mundo seja cool, eu ia achar todo mundo cool porque... Porque sim. Porque são londrinos).

Anônimo disse...

Olá, primeiramente muito bom o post, e é isso mesmo, pela pouca experiencia lá de alguns meses eu também cheguei a essa conclusão, mass quanto a comida, realmente é uma incógnta cada um tem um paladar diferente, eu sou do sul tenho um gosto pouco diferente dos demais, assim como outros estados. Mas olhando pelo geral, a comida não é das melhores não, principalmente em londres onde quase q mais da metade da população nao é "londoner" hehe, mas enfim apanhei no inicio para me habituar com a comida, e cheguei a conclusão que nos vivemos no paraiso onde tudo é abundante, frutas, carnes e legumes em geral, nada falta e nada é caro. la tudo é em pequenas quantidade e tudo é caro, em compensação comprei shampoo lá por 3,50reais e aqui custa 10 reais.

BrunoBatera disse...

Nunca visitei Londres, mas tenho comentado com o meu irmão que não vejo a hora de poder ir pra lá, por causa do futebol. Não só Londres, mas Manchester e Liverpool são cidades que respiram futebol. Pelo menos 1 mês visitando as 'canchas' inglesas!!!

Juan disse...

Realmente você falou muitas verdades, haha. Estive muito tempo lá, principalmente em Liverpool.
Mas sobre a comida, ou eu não entendi bem quando li, ou você não entendeu bem quando falam que é ruim. Quando no referimos que a comida na Inglaterra é ruim, falamos da culinária inglesa que realmente é ruim! Você depois concluiu falando da comida turka ser muito boa, mas isso não tem a ver com a inglesa. Ao falar em culinária inglesa, nos referimos aos pratos típicos do país como fish and chips.
Aqui tens mais sobre a culinária deles ;) :
http://resources.woodlands-junior.kent.sch.uk/customs/questions/food/dishes.htm

De resto, muito bom, falou muitas verdades e que as vivi na inglaterra :D

Nanda Grubstick disse...

Juan, entendi o que você disse ;)
Mas eu estava falando mesmo sobre a comida que a gente encontra em Londres. Não é nem a comida típica sabe? É o que você tem lá pra comer, isso inclui comida turca (ou indiana, chinesa...)
Muito bom o link, obrigada!

Que bom que gostou, volte sempre.

Rapha disse...

Ameeeeeeeeeeeeeeei o post e fiquei com ainda mais vontade de fazer um intercambio (ou mini, que seja!) hahahahaha

Beeeijos

Tatiane Alves disse...

Own amei o post, informativo e divertido, mal posso esperar para ir para a tāo amada Londres.. Nanda já pensou em fazer um post sobre seu intercâmbio!? Falo mais sobre a imersāo no idioma, a escola que você estudou, o preparo e suporte financeiro, para nós, que temos você como guia/exemplo/GPS Rs' seria ótimo! Espero que pense com carinho nisto e nāo se sinta MUITO explorada...Haha' Bjo! Sucesso Sempre! ^_^

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)